Resumo: Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, interpretativa, bibliográfico-documental, cuja orientação
teórico-metodológica é histórico-cultural. Dá seguimento a pesquisas
anteriores: “As disciplinas voltadas à formação do professor de Língua
Portuguesa no Espírito Santo: abordagens de leitura, da literatura e dos
materiais didáticos nas licenciaturas em Letras e Pedagogia” (2454/2011 - PRPPG
Ufes), no período 2011-2012, e “Leitura, literatura e materiais didáticos no
Espírito Santo: uma história a partir de múltiplos objetos culturais escritos”
(3358/2012 - PRPPG Ufes), no período 2012-2013. O objeto da pesquisa atual é o
ensino de literatura e leitura literária na escola básica e na universidade, no
período de 1985 (como marco simbólico da redemocratização política brasileira)
a 2010, no estado do Espírito Santo e, em particular, na cidade de Vitória.
Como fonte, tomam-se simultaneamente objetos culturais escritos (documentos
oficiais, impressos pedagógicos, cadernos escolares etc.) e entrevistas
semiestruturadas realizadas pelo grupo de pesquisa e gravadas em vídeo com
professores em atividade docente no período estudado. Seu objetivo é traçar
linhas de força e de fuga – a partir de múltiplos objetos culturais escritos
que circula(ra)m na escola e na universidade, bem como e a partir das memórias
de professores registradas em vídeos – que engendra(ra)m uma história da
educação literária no Espírito Santo, subsidiando, com o acervo produzido, futuras
pesquisas que lancem questões às zonas de opacidade imbricadas nas relações
entre Cultura, Educação, História e Literatura.
Palavras chave: Ensino de
Literatura. História da Educação. Memória Docente.
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